Originalmente chamada Ilha de Maratayama pelos nativos Tupis, que significa “lugar onde a terra encontra o mar” ou “terra do mar”. Este ponto de encontro entre terra e mar deu ao local, no litoral sul de São Paulo, uma paisagem impressionante ao longo de seus 70 km de longitude por 5 km de latitude, onde é possível encontrar até sete diferentes biomas que vão do mangue à restinga.
Se a oeste o mar aberto agrega os adeptos do surf, a leste corre um rio de águas calmas que atrai os pescadores. Há ainda lagos e terra decorada por orquídeas, jerivás, araçás, bromélias, samambaias, pitangueiras, entre outros, habitada por mamíferos, crustáceos, peixes, répteis e aves, centenas de espécies de aves nativas ou migratórias que encontram na Ilha Comprida um lugar ideal para o descanso, alimentação e procriação.
A Ilha Comprida está abrindo suas portas ao turismo, criando acesso aos seus encantos, e todos estão convidados a curtir suas paisagens, conhecer a verdadeira essência da natureza e interagir com os costumes do local. Sejam todos bem vindos a esta inesquecível jornada.
Observatório natural de golfinhos com garantia quase total de se avistar golfinhos no mar, diariamente.
Últimas dunas ainda conservadas do litoral paulista.
Avistamento de botos e aves, caminhadas e praias desertas.
Dunas e pôr do sol ,espetáculo de rara beleza, bem perto de você.
Também conhecido como mar de dentro, constitui importante patrimônio natural do município.
A história da Ilha começou aqui.
Praias com quiosques e trilhas
Tradicional vila de pescadores com forte consciência ambiental.